Engajamento e Atuação dos Docentes Permanentes do PPGF: Contribuições em Extensão, Popularização Científica e Liderança Acadêmica (2021 - 2024)

 

  • Doze de 14 docentes do PPGF são permanentes, mais de 50% dos deles apresentaram projeto de extensão creditados pela UFRPE e aprovados em órgãos públicos de fomento ou empresas privadas envolvidas com o agronegócio
  • Todos os docentes participaram de iniciativas de popularização do conhecimento científico, financiado com recursos público e privado, como exemplo a participação em eventos (colóquios e congressos) científicos organizados e realizados pelo PPGF da UFRPE; 
  • Todos os docentes participaram de comissões administrativas da UFRPE; 
  • 58% dos docentes permanentes participaram de Comitê de Agência de Fomento ou Sociedades Científicas; 
  • Todos os docentes atuaram como editores ou membros de corpo editorial de periódicos nacionais e internacionais;
  • Todos os docentes participaram da organização de eventos científicos de nível regional e nacional; 
  • 75% dos docentes permanentes do PPGF são bolsistas de produtividade; 
  • Todos participaram como palestrantes ou moderadores em eventos científicos de nível nacional

 

Ações de Impacto Social

clifipe-logo2

 

CLÍNICA FITOSSANITÁRIA DE PERNAMBUCO   (CLIFIPE)               

As doenças de plantas são um dos grandes entraves no desenvolvimento da agricultura, uma vez que se manifestam em pré e pós-colheita. A etiologia, identificação e estudos voltados a resistência de plantas a doenças são de grande importância para o desenvolvimento de medidas fitossanitárias, que aumentam a competitividade da agricultura brasileira de modo geral e dos polos de fruticultura irrigada do Nordeste em particular. As pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGF priorizam as doenças de plantas de culturas economicamente estratégicas para o desenvolvimento da região, que se destaca como polo de produção de fruteiras tropicais e hortaliças e plantas tuberosas. Esses estudos estão inseridos em duas linhas de pesquisa do PPGF: “Biologia, ecologia e taxonomia de fitopatógenos” e “Epidemiologia e manejo de doenças de plantas”, áreas bastante ativas e com diversos artigos e pedidos de registro de patente gerados pelo Programa nos últimos anos. A excelência do presente projeto caracteriza-se pela consistência das propostas científicas. 

Nesse contexto, o PPGF tem mostrado uma produção intelectual de alta qualidade, mensurável nos currículos dos docentes, associada a capacitação dos discentes para o desenvolvimento de atividades técnico-científicas em instituições de ensino, pesquisa, extensão e fiscalização, além de empresas dos setores público e privado, nos níveis regional, nacional e internacional. O PPGF possui no seu quadro de docentes especialistas nas diversas áreas da fitopatologia, com grupos consolidados em pesquisas com fungos fitopatogênicos, fitobacteriologia, fitonematologia, fitovirologia, resistência de plantas a doenças e epidemiologia de doenças de plantas, áreas cuja proposta está inserida. A UFRPE conta com infraestrutura de casas de vegetação, laboratório de fitopatologia molecular e laboratórios de micologia, fitobacteriologia, fitovirologia e fitonematolologia, todos localizados no departamento de agronomia. A proposta tem grande caráter transformador frente ao ineditismo das pesquisas que serão desenvolvidas. De maneira geral, os projetos desenvolvidos no PPGF possibilitam uma visão mais ampla no manejo de doenças nos diferentes sistemas de manejo das culturas agronomicamente importantes, e refletem no estabelecimento de estratégias novas, mais eficientes e menor impacto ambiental.

O projeto “Clínica Fitossanitária: plataforma avançada de diagnóstico voltada ao setor agrícola do estado de Pernambuco (CLIFIPE, https://www.instagram.com/clifipe_ufrpe/)”, financiado pela FACEPE, teve como objetivos: i) implantar uma clínica fitossanitária de referência em diagnose de fitopatógenos e identificação de pragas em plantas para auxílio à produtores da região Nordeste; e ii) apoiar às atividades de pesquisa, ensino e extensão de modo a contribuir com o desenvolvimento da agricultura no estado de Pernambuco e demais estados brasileiros. A CLIFIPE, localizada na Área de Fitossanidade/Departamento de Agronomia da UFRPE, é coordenada por docentes dos programas de Pós-Graduação em Fitopatologia- PPGF e Entomologia-PPGE, com a participação de técnicos e discentes (graduação e pós-graduação).

 

clifipe-alunos

        

 

COLÓQUIOS EM FITOPATOLOGIA TROPICAL, NOVEMBRO 2024

O V Colóquio foi realizado entre 16 e 18 de outubro de 2024 (http://www.cft2024.com.br) de forma presencial, trazendo uma ampla discussão sobre “O status atual e o futuro do controle biológico no país do agronegócio”. O evento abordou temas essenciais, como o panorama do controle biológico no país, técnicas de prospecção e formulação de agentes de biocontrole, produção de bioagentes on farm e diferentes formas de aplicação. Além disso, foram exploradas abordagens biotecnológicas voltadas ao desenvolvimento de estratégias de pesquisa para o controle biológico de doenças de plantas. Como parte da programação, três minicursos foram ministrados, contando com a participação e organizado por discentes e docentes do PPGF. Essa edição inovou com a apresentação de trabalhos científicos e a publicação dos Anais.  

prog1

 

COLOQUIOS-1COLOQUIOS-2

 

COLOQUIOS-3COLOQUIOS-6

 

mini

 

DIA DO CAMPO, NOVEMBRO 2024

Em novembro de 2024, a CLIFIPE realizou um dia de campo na UFRPE, com participação de empresas e pesquisadores, discentes e pesquisadores. Foi ministrado uma palestra pelo Prof. Dr. Emanoel di Tarso (DEAGRI) sobre drones aplicados no manejo fitossanitário de culturas agrícolas, bem como uma prática de campo por Junior Goveia da empresa JR Tech em parceria com professores do Núcleo de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da UFRPE.

DIA CAMPO 2024

 

 

PROJETO DE EXTENSÃO, EVENTO, NOVEMBRO 2024

O projeto de extensão intitulado "Extensão Rural em Áreas de Agricultura Familiar Produtora de Inhame na Região da Zona da Mata Pernambucana e Litoral Paraibano", desenvolvido com o apoio de estudantes de Pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Fitopatologia e de graduandos dos cursos de Bacharelado em Agronomia e Engenharia Agrícola da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), demonstrou-se de extrema relevância para os produtores de inhame das regiões abrangidas. A iniciativa reforça o papel fundamental da universidade como agente transformador e promotor de desenvolvimento sustentável, ao levar conhecimento técnico-científico às comunidades rurais e contribuir para a melhoria das práticas agrícolas. Foram realizadas visitas técnicas às áreas produtoras de inhame, com o intuito de divulgar o projeto e coletar amostras para diagnóstico nematológico, visando à maior participação e engajamento dos produtores. Após a análise laboratorial conduzida pelos pós-graduandos do Laboratório de Fitonematologia, foi organizado um evento para capacitação, composto por palestras e debates, com o objetivo de atualizar e aprimorar os conhecimentos dos produrores sobre o tema em questão. O evento ocorreu no município de Pitimbu-PB, assentamento de Mucatu, no dia 17 de novembro de 2022 e contou com a presença de produtores rurais da região.

 

extensao-1

 

 

EXPOSIÇÕES

 

2024

Entre os dias 08-17/11/24, a CLIFIPE participou da 81ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Nesse evento que durou 10 dias foram realizadas mostras científicas e divulgação de pesquisas no campo da fitossanidade. O público-alvo em geral foi assistido em questionamentos relacionados a sanidade vegetal, diagnose e proteção das plantas, temas centrais da CLIFIPE.

81-exposicao-2024

 

No dia 03/12/24, a CLIFIPE, tendo a participação ativa de pós-graduandos do PPGF desenvolveu atividades lúdicas e científico-didáticas na Exposição Vida de Inseto + Exposição CLIFIPE, dentro da programação da Semana de Agronomia-UFRPE em 2024. Trabalhou-se a difusão dos serviços prestados pela CLIFIPE com o objetivo de identificar problemas de natureza biótica e solucioná-los.  O evento foi organizado pela Coordenação do Curso de Agronomia UFRPE em parceria com o PET Agronomia UFRPE, Grupo de Pesquisa e Extensão em Nutrição de plantas, Adubação e Fertilidade do solo (GNAF), Diretório Acadêmico de Agronomia. O evento trouxe como eixos temáticos a Produção vegetal, fitossanidade, irrigação, solos e nutrição vegetal, fruticultura.

 

pos-exposicao

 

 

2023

dia jardim-botanico

 

expo 2023