Missão-Visão-ValoresIDENTIDADE ORGANIZACIONAL

Missão

Formar líderes na área da Fitopatologia, construir e difundir conhecimento inovador com excelência em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão voltado para solução de questões fitopatológicas nacionais e internacionais

Visão

Ser referência nacional e internacional na área da Fitopatologia, com forte inserção regional em Ensino, Pesquisa e Extensão

Valores

Inovação; inclusão; respeito a diversidade;  sustentabilidade; interdisciplinaridade;  cooperações nacionais e internacionais

Para visualização dos objetivos e planos de ação do planejamento estratégico do PPGF acessar: https://drive.google.com/file/d/1Z6rNqEgR4-47pYB0ItpNPWQ06K9TwWbB/view?usp=sharing

Dentre os objetivos específicos do programa, destacam-se:

a) formação e qualificação de mestres e doutores em Fitopatologia com ênfase em Biologia, ecologia e taxonomia de fitopatógenos e Manejo de doenças de plantas, de forma a capacitá-los na utilização, no estabelecimento e na preservação de sistemas agrícolas produtivos e sustentáveis;

b) formação e qualificação de mestres e doutores em Fitopatologia considerando as particularidades regionais do Nordeste e do Norte brasileiro, bem como os desafios em nível nacional;

c) construção de conhecimento científico fitopatológico e difusão de tecnologias que reduzam as perdas causadas por doenças de plantas.

Nossa missão consiste em formar líderes na área da Fitopatologia, construir e difundir conhecimento inovador com excelência em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão voltado para solução de questões fitopatológicas nacionais e internacionais. Com essa visão, o PPGF da UFRPE busca a formação de profissionais com um perfil técnico e intelectual de excelência, aptos a desenvolverem soluções que contribuam firmemente para o aumento da produção de alimentos por meio do controle racional das doenças de plantas. Nesse contexto, os fitopatologistas formados no Programa apresentam habilidade para investigação científica e resolução de problemas, utilizando tecnologia e recursos científicos de última geração, de aspectos da biologia, ecologia e taxonomia de fungos e oomicetos, nematoides, procariotos e vírus fitopatogênicos, bem como da epidemiologia e manejo das doenças causadas por esses organismos. Com esses atributos e capacidades, os fitopatologistas formados no PPGF da UFRPE são rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho, público e privado, exercendo papel de liderança em suas atividades profissionais.

A UFRPE tem listada como missão em seu Plano de Desenvolvimento Institucional “Semear conhecimento, inovação e inclusão, por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, atenta à complexidade, pluralidade e diversidade dos anseios da sociedade” visando “Destacar-se, nacional e internacionalmente, pelo protagonismo e pela responsabilidade no enfrentamento dos desafios e diante das transformações da universidade pública” Percebe-se, portanto, que o planejamento estratégico do PPGF está em sintonia com a missão, visão e valores da UFRPE. 

Durante a elaboração do planejamento estratégico do programa do PPGF foram considerados os seguintes pontos como pontos fortes (forças): linhas de pesquisa, estrutura curricular, grupos de pesquisa, impacto econômico, social e cultural do PPGF, avaliação CAPES, inserção regional, gestão dos processos de autoavaliação, gestão de comunicação interna, gestão do regimento, produção de teses e dissertações, alinhamento entre publicações e proposta do programa, quantidade de docentes, qualidade da orientação dos discentes, qualidade das metodologias de ensino, relacionamento interpessoal dos docentes, quantidade de discentes, acompanhamento e monitoramento de egressos, inserção profissional de egressos, processo seletivo dos discentes, qualidade das publicações internacionais; visita de professores de instituições internacionais.


As seguintes fraquezas foram observadas no PEP do PPGF: Infraestrutura das salas de aula, infraestrutura dos laboratórios, materiais, equipamentos e móveis, infraestrutura de internet, hardware e software, recursos orçamentários, intercâmbio discente, disciplinas ministradas em língua estrangeira, qualidade discente, produção das publicações científicas por discente.
No entanto, vislumbramos as seguintes oportunidades para o futuro do PPGF: parcerias com órgãos externos, aumento da demanda externa por produtos e serviços científicos, aumento da demanda externa por produtos e serviços inovadores, a consolidação com parcerias com órgãos externos.


Uma análise dos fatores externos que podiam criar condições competitivas desfavoráveis (ameaças), considerando a época de elaboração do planejamento estratégico, foram apontadas pelo PPGF: ambiente político e conjuntura política nacional, ambiente para políticas públicas para a pós-graduação, ambiente político para a conjuntura política regional, ambiente político na atuação de CAPES e MEC, ambiente econômico social na conjuntura econômica nacional e socioeconômica dos discentes, quantidade de oferta de bolsas e auxílios pelos órgãos de fomento) no contexto de pandemia, falta de valorização das Universidades Federais pela sociedade e a falta de ambiente técnico para o ensino a distância. 

 

Planejamento Estratégico do PPGF (2021–2024)

Com foco na gestão estratégica, de 2021 a 2024, o PPGF da UFRPE estabeleceu e executou diversas ações que visam o fortalecimento de sua infraestrutura, proposta pedagógica e impacto acadêmico, destacando-se as seguintes iniciativas:

1) Infraestrutura
- Salas de aula e novos espaços: ampliação e reforma das salas exclusivas para o PPGF, com previsão de conclusão de um novo prédio para ensino, pesquisa e extensão em 2025. Durante o período de 2021 a 2024, o PPGF esteve ativamente envolvido com a instituição no planejamento e viabilização da construção do novo prédio a partir de 2025.
- Melhoria nos laboratórios: modernização das condições dos laboratórios, incluindo a destinação de um espaço específico para o funcionamento da Clínica Fitossanitária de Pernambuco (CLIFIPE). Entre 2021 e 2024, a CLIFIPE foi temporariamente realocada para um espaço exclusivo para suas atividades. No novo prédio a ser construído, está prevista a criação de um laboratório dedicado exclusivamente às suas atividades de extensão.
- Casas de vegetação: priorizou-se a reconstrução de quatro novas casas de vegetação, substituindo as estruturas antigas.
- Modernização das instalações: houve uma revisão contínua das instalações elétricas e hidráulicas dos laboratórios, além da instalação de uma nova subestação elétrica no Prédio da Fitossanidade e da realização de manutenção nos equipamentos.
- Conectividade: também foi priorizada a instalação de modens wireless e novos pontos de conexão à internet, garantindo acesso à rede em todos os laboratórios e salas de aula do PPGF.
- Fomento à pesquisa: houve constante incentivo à aprovação de projetos de pesquisa e extensão junto a agências de fomento e parcerias público-privadas, com submissão contínua de novas propostas a instituições de fomento e empresas para assegurar financiamento e ampliar o impacto das iniciativas.

2) Proposta do Programa
- Atualização curricular: no período de 2021 a 2024, a estrutura curricular foi ajustada para alinhar-se ao perfil profissional do fitopatologista exigido pelo mercado de trabalho, incluindo a revisão das normas internas do programa para melhor atender a essas demandas.
- Grupos de pesquisa: a reestruturação e consolidação dos grupos de pesquisa foram conduzidas com avaliação contínua de sua composição e a integração de pesquisadores de outras instituições, visando fortalecer colaborações científicas e ampliar o impacto das pesquisas.

3) Difusão de conhecimento e inovação
- A prestação de serviços à sociedade foi consolidada por meio da CLIFIPE (www.clifipe.ufrpe.br), ampliando seu alcance e impacto.
- Foram promovidos eventos técnico-científicos em Fitopatologia, incluindo o IV e o V Colóquio em Fitopatologia Tropical, fortalecendo a disseminação do conhecimento na área.
- Foi incentivada a submissão e a participação em projetos de inovação financiados por agências de fomento, promovendo o avanço tecnológico e a aplicação prática dos conhecimentos gerados.
- Adequação às diretrizes da CAPES: ajuste do programa ao modelo de avaliação da CAPES, com reestruturação do corpo docente e da gestão administrativa. A coordenação do PPGF tem participado ativamente em reuniões, cursos e workshops voltados à avaliação da CAPES.
- Parcerias e extensão: houve uma intensificação no atendimento ao público pela CLIFIPE, ampliando sua atuação e alcance. Foram promovidos intercâmbios com alunos e pesquisadores de outras instituições, enriquecendo a troca de conhecimentos. Além disso, foram organizados eventos científicos regionais, fortalecendo a colaboração e o impacto na área.
- O PPGF e suas ações foram amplamente divulgados em plataformas digitais (https://www.ppgf.ufrpe.br/), redes sociais (https://www.instagram.com/fitopatologia.ufrpe/) e por meio de visitas a produtores rurais, além de instituições públicas e privadas, fortalecendo sua presença e engajamento com a comunidade.
- Submissão de projetos colaborativos com outras instituições para fortalecer a extensão e a pesquisa.

4) Internacionalização
O PPGF tem implementado ações estratégicas voltadas à internacionalização, buscando fortalecer suas parcerias internacionais, incentivar a mobilidade acadêmica de docentes e discentes e promover a integração global. As principais ações incluem:

Parcerias Internacionais:
- Foi estabelecido e consolidado o fortalecimento de colaborações com instituições internacionais de referência, como o DSMZ na Alemanha, por meio de projetos internacionais bilaterais, como a CAPES-PROBRAL/DAAD, e a LSU nos EUA, através de projetos CAPES-PrInt, ampliando as parcerias científicas e a troca de conhecimentos.
- Foram promovidos projetos conjuntos com pesquisadores estrangeiros, ampliando a rede de cooperação científica e fortalecendo o intercâmbio de experiências e conhecimentos, como a parceria estabelecida com a Universidade Nacional de Catamarca, na Argentina.
- Foram realizados convites a pesquisadores e professores estrangeiros para ministrar palestras, cursos e participar de eventos organizados pelo PPGF. Além disso, cursos e workshops foram oferecidos aos discentes, enriquecendo a formação acadêmica e profissional dos estudantes.
Intercâmbio Docente:
- Houve a participação de docentes do PPGF em estágios, missões científicas e cursos no exterior, por meio da concorrência a editais específicos da CAPES-PrInt e CAPES-PROBRAL, promovendo o desenvolvimento acadêmico e a internacionalização do corpo docente.
- Pesquisadores estrangeiros realizaram atividades de pesquisa, ensino e extensão no PPGF, contribuindo para a troca de conhecimentos e experiências.
Intercâmbio Discente:
- Os discentes participaram em editais para estágios, cursos e eventos internacionais.
- Foi oferecida vagas exclusivas para estudantes estrangeiros por meio de editais específicos do GCUB, fortalecendo a presença de alunos internacionais no programa e promovendo a diversidade acadêmica e cultural. A PPGF é destaque como o curso de pós-graduação que mais ofereceu vagas com bolsa para estudantes estrangeiros dentro da UFRPE.
- Foi realizada a recepção de estudantes estrangeiros dentro da UFRPE para a realização de estágios, minicursos e outras atividades, promovendo o intercâmbio acadêmico e o fortalecimento das relações internacionais. A UFRPE criou uma coordenação internacional visando o apoio a estudantes estrangeiros.
- A UFRPE oferece cursos de capacitação em idiomas, com foco na preparação dos discentes para experiências acadêmicas internacionais. Destaca-se que o PPGF já atrai discentes de países da América Latina por meio de parcerias com organizações como a OEA, entre outras.
- Foi introduzida a oferta de disciplinas ministradas total ou parcialmente em inglês, com o objetivo de facilitar a integração de estudantes estrangeiros e expandir as possibilidades de internacionalização do programa. Houve a participação de docentes estrangeiros na oferta de disciplinas, agregando diferentes perspectivas ao ensino e enriquecendo a formação acadêmica dos estudantes.

 

Planejamento Estratégico do PPGF (2025–2028)

Com o objetivo de orientar a gestão do planejamento estratégico futuro (2025 a 2028) do PPGF, foi estabelecido o seguinte plano de ação, cujas iniciativas já estão em andamento. Essas ações visam assegurar excelência em todas as dimensões do programa:

1) Infraestrutura
- Salas de aula e novos espaços: ampliação e reforma das salas exclusivas para o PPGF, com previsão de conclusão de um novo prédio para ensino, pesquisa e extensão em 2025. A construção de um novo prédio será realizada a partir de 2025.
- Melhoria nos laboratórios: modernização das condições dos laboratórios, incluindo a alocação de espaço para o funcionamento da Clínica Fitossanitária de Pernambuco (CLIFIPE). A CLIFIPE irá receber um espaço reservado apenas para suas atividades de extensão com a construção de um novo prédio a partir de 2025. 

2) Planejamento Estratégico e Gestão
- Intensificar o diálogo com a comunidade: buscar suporte profissional de marketing; divulgar todas as ações do PPGF nos canais de comunicação (ex: e-mail, websites, Instagram, Twittter, Youtube e Facebook); realizar visitas técnicas a produtores rurais, especialmente aqueles localizados na região de inserção da Universidade; criar grupo de embaixadores do PPGF. Estimular convênios e/ou projetos com empresas privadas e produtores rurais para fomentar as atividades de pesquisa do PPGF.
- Aumentar a disponibilidade de auxílios e bolsas de estudos: participar de todas as chamadas públicas para fomento de atividades vinculadas à pós-graduação. Estabelecer parcerias com empresas públicas e/ou privadas.

3) Produção Científica
- Equiparar o número de publicações entre docentes e associá-las aos discentes. Estimular a publicação científica, criando metas; associando ao credenciamento e descredenciamento docente.
- Aumentar a transformação das teses e dissertações em publicações e patentes. Monitorar e estimular a produção de artigos, patentes, capítulos, resumos, etc. com resultados obtidos nas pesquisas de mestrado e doutorado.
- Gerar produtos e serviços inovadores. Construção de aplicativo para auxiliar na diagnose de doenças de plantas; prospectar novas moléculas/antagonistas para controle de fitopatógenos.

4) Corpo Docente
- Adequar o número de docentes às subáreas da Fitopatologia. Credenciamento de docentes para atender as demandas das subáreas, incluindo docentes estrangeiros. O Prof. Dr. André da Silva Xavier será credenciado como membro permanente a partir de 2025.
- Capacitar docentes. Estimular a participação dos docentes em chamamentos públicos para atividades de intercâmbio e cursos.
- Reciclar e adequar constantemente os métodos de ensino. Atualizar as ementas e conteúdo das disciplinas, buscando a interdisciplinaridade e correlação com as demandas de atuação do fitopatologista, levando em consideração os dados obtidos nos formulários de autoavaliação; associar os conteúdos teóricos com atividades práticas; imersão em novas tecnologias que fomentem o ensino.

5) Corpo Discente e Egressos
- Fomentar uma maior inclusão de candidatos ao processo de seleção; aprimorar os critérios de seleção. Tornar o processo de seleção totalmente virtual e transparente; criar critérios de seleção que valorizem a qualificação dos candidatos.
- Manter atualizado um cadastro contendo informações sobre cada egresso. Contactar anualmente cada egresso e solicitar informações sobre sua atuação profissional, através do preenchimento de formulário específico.
- Manter o equilíbrio do número de discentes entre os docentes. Aumentar o número de discentes, proporcionando que cada docente oriente simultaneamente cinco discentes.
- Adequar a formação profissional para o mercado de trabalho e promover ao aluno o contato prático com empresas em produtores rurais. Contatar e/ou estreitar relacionamento com Instituições de Assistência Agrícola com o intuito de fortalecer as ações de extensão do PPGF. Proporcionar aos alunos do PPGF, estágio na CLIFIPE, direcionado para atividades práticas envolvidas na atuação de um fitopatologista. 

6) Internacionalização
- Estabelecer e consolidar parcerias com instituições internacionais. O PPGF prevê uma grande melhoria quanto à publicação científica com a atuação dos docentes e discentes em estágios de pós-doutorado e doutorado sanduíche no exterior, respectivamente. O PPGF tem desenvolvido projetos envolvendo pesquisadores estrangeiros, onde pesquisadores/professores convidados ministram palestras, cursos e outros eventos. A perspectiva no futuro é proporcionar o credenciamento de pesquisadores estrangeiros no programa. 
- Estimular o intercâmbio docente. Concorrer a editais para estágios, missões científicas, cursos, e outros, no exterior; convidar pesquisadores estrangeiros para realizarem atividades no PPGF.
- Estimular o intercâmbio discente. Incentivar os discentes a concorrerem a editais para estágios, cursos, eventos, entre outros no exterior; ofertar através de editais específicos, vagas destinadas exclusivamente a estudantes estrangeiros; receber estudantes estrangeiros para realização de estágios e minicursos; estimular os discentes a realizarem cursos de idiomas. Vale ressaltar que o PPGF já recebe em seus editais de seleção alunos de pós-graduação oriundos de países da América Latina com a participação da OEA/GCUB e outros.
- Continuar a ofertar disciplinas em língua estrangeira. Ofertar totalmente ou parcialmente disciplinas em inglês; convidar docentes estrangeiros para participarem de disciplinas no PPGF.

Todo planejamento estratégico que vem sendo trabalhado dentro do PPGF tem como objetivo: (i) a adequação e a melhoria da infraestrutura física visando uma melhor formação de seus alunos, e consequente aumento da quantidade e qualidade da produção intelectual; (ii) consolidar as atividades de ensino, pesquisa e extensão com padrão internacional de excelência e ascender ao conceito 6 da CAPES.