Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFRPE

O Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia desenvolve suas atividades no Edifício Otávio Gomes (Fitossanidade), no Campus Sede, Departamento de Agronomia da UFRPE, onde conta com Secretaria, Auditório, Sala de aula, Sala de estudos, Salas para docentes e discentes, Sala de reuniões e Clínica Fitossanitária de Pernambuco (CLIFIPE). No campus Sede da UFRPE, o PPGF também abriga o Laboratório de Microscopia Óptica, serviço de Clínica Fitossanitária, Coleção de Culturas de Fungos Fitopatogênicos "Prof. Maria Menezes", Sala de Informática, Sala de Esterilização e Salas de Incubação. Também fazem parte da estrutura do PPGF salas para aulas teóricas e práticas, auditório para realização de seminários e defesas de dissertações/tese, salas para estudantes de Mestrado e de Doutorado e salas para professores, sala de Coordenação e Secretaria, e seis casas de vegetação, cada uma com 108 m2. Para a realização de trabalhos de campo, o campus Sede da UFRPE também dispõe de uma área de 3 ha, com sistema de microparcelas contendo 158 e 121 unidades, respectivamente, para a realização de pesquisa e aulas práticas envolvendo alunos da graduação e pós-graduação.

Laboratório de Fungos de Solo (UFRPE, LAFSOL)

Salão com 30 m2, climatizado, com piso em placas de cimento, pia, armários e estantes, bancadas, mesas, bancos e cadeiras, um microscópio estereoscópio, dois microscópios eletrônicos, uma câmara de fluxo laminar, uma incubadora tipo BOD, uma balança analítica, destilador de água, centrífuga, vórtex, banho de ultrassom, uma mesa agitadora horizontal, uma geladeira, dois freezers, um micro-ondas, e utensílios em geral. 

Laboratório de Micologia (UFRPE)

Salão com 70 m2 com piso, pia, armários e estantes, bancadas, mesas, bancos e cadeiras, oitos microscópios óptico, quatro microscópios estereoscópios, duas câmaras de fluxo laminar, uma balança analítica, autoclave, um vórtex, dois banhos Maria, três refrigeradores, dois freezers, um pHmetro, agitador magnético, destilador de água, um micro-ondas, um computador e utensílios em geral. Recentemente, o laboratório adquiriu um microscópio óptico NIKON modelo eclipse NI-U através do pró-equipamentos, uma centrífuga refrigerada megafuge (Termo Fisher) e um termociclador mod. proflex 3x32 (Applied Biosystems) através do através do Edital Universal do CNPq. Este laboratório tem atendido aos laboratórios de Fungos de Solo e Patologia Pós-colheita e demais da UFRPE quando necessitam de análises com tais equipamentos. 

Laboratório de Epidemiologia de Doenças de Plantas (UFRPE)

Salão principal, com 45 m2, climatizado com ar-condicionado, contendo: bancada central com armários, bancada lateral com armários, estantes, armários, pia, escrivaninhas, computadores, cadeiras, câmaras de fluxo laminar, incubadora tipo BOD, geladeiras, freezer vertical, estufa, microondas, autoclave, microscópio, balança analítica, banho-maria e utensílios em geral.

Laboratório de Resistência de Plantas a Doenças (UFRPE)

salão com 28,6 m2, climatizado com piso em cerâmica, pia, duas estantes e dois gaveteiros de ferro, duas bancadas de alvenaria, quatro mesas, um banco, nove cadeiras, dois microscópios estereoscópios, uma câmara de fluxo laminar, uma balança analítica, uma geladeira, um freezer, banho Maria, um computador e utensílios em geral.

Laboratório de Fitobacteriologia (UFRPE, LAFBAC)

Salão com 49 m2 com piso em cerâmica, pia, armários e estantes, bancadas, mesas, bancos e cadeiras, um microscópio estereoscópio, duas câmaras de fluxo laminar, seis incubadoras tipo BOD, três balanças analíticas, autoclave, estufa, liofilizador, destilador e deionizador de água, centrífuga, espectrofotômetro, vórtex, banho Maria, cinco refrigeradores, dois micro-ondas, microcomputador, uma microcentrífuga, um termociclador com gradiente, uma incubadora com agitação, um notebook e utensílios em geral.

Laboratório de Fitovirologia (UFRPE)

Salão com 50 m2 com piso em cerâmica, pia, armários e estantes, bancadas, mesas, bancos e cadeiras, uma balança analítica, destilador e deionizador de água MilliQ, centrífuga, vórtex, banho Maria, três refrigeradores, dois micro-ondas, um microcomputador, uma estufa, agitadores, máquina de PCR, fluxo laminar, leitora de ELISA, BOD, cubas de eletroforese, transiluminador, e demais utensílios em geral. 

Laboratório de Fitonematologia (UFRPE, LAFNEMA)

Salão com 48 m2 com duas pias, armários e estantes, bancadas, mesas, bancos e cadeiras, 10 microscópios óptico, e sete microscópios estereoscópios, uma incubadora tipo BOD, quatro balanças analíticas, três centrífugas, uma autoclave, duas estufas, destilador de água, centrífuga, seis refrigeradores, um micro-ondas, duas cubas para eletroforese, duas fontes para cubas, microcomputadores e utensílios em geral. 

Laboratório de Patologia Pós-colheita (UFRPE)

Salão principal, com 45 m2, climatizado com ar-condicionado, contendo: bancada central com armários, bancada lateral com armários, estantes, armários, pia, escrivaninhas, computadores, cadeiras, câmaras de fluxo laminar, incubadora tipo BOD, geladeiras, freezer vertical, estufa, microondas, autoclave, microscópio, balança analítica, banho-maria e utensílios em geral.

Laboratório de Fitopatologia (UFCA)

Espaço para atividades de Fitopatologia Geral: salão com 64 m2 com piso em cerâmica, pia, armários e estantes, bancadas, mesas, bancos e cadeiras, oito microscópios, duas lupas, uma câmara de fluxo laminar, sete incubadoras tipo BOD, duas balanças analíticas, um contador de colônias, um pHmetro de bancada de bancada, duas balanças de precisão, uma capela de exaustão de gases, um refratômetro, uma autoclave, duas estufas de esterilização, liofilizador, destilador de água, duas centrífugas, espectrofotômetro, três agitadores magnéticos, três agitadores vórtex, dois banho-maria, um banho de ultrassom, um banjo histológico, três refrigeradores, dois micro-ondas, um fogão elétrico, um freezer horizontal, dois freezers verticais, e utensílios em geral. 

Laboratório de Diagnose e Controle de Doenças de Plantas (UFPE)

O laboratório foi equipado com novos instrumentos, incluindo 4 microscópios, 1 cabine de segurança biológica, 1 autoclave de bancada, 1 balança de precisão e 1 micro-ondas. Esses equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes de um projeto aprovado no Edital Universal FACEPE para Jovens Pesquisadores - 2021, fortalecendo as capacidades de pesquisa e inovação no âmbito do programa.

Laboratórios de Fitopatologia, Melhoramento Genético de Hortaliças e Análises Genômicas  (Embrapa Hortaliças)

Os laboratórios com cerca de 220 m2, além de um galpão de processamento de amostras (60 m2) e duas câmaras frias (tipo walk in) com cerca de 80 m2. Os dois Laboratórios dispõem de 10 casas de vegetação.Três casas de vegetação possuem autorização para cultivo de plantas geneticamente modificadas. Equipamentos disponíveis: 02 capelas com exaustão, 01 câmara de crescimento vegetal; 02 câmaras de fluxo laminar; agitadores; 01 Nanodrop para leitura de concentração de DNA/RNA; 04 termocicladores; 02 termocicladores para PCR em tempo real; sistemas de eletroforese; 02 Sequenciadores Sanger ABI 3130; 01 Forno para hibridização e acessórios; 01 Sistema de fotodocumentação; 01 freezer -80 C; 01 freezer -30 C; 06 freezers -12 C; 04 geladeiras; 01 Cromatógrafo Líquido de Alta Resolução; 01 Espectrômetro de massa; 02 centrífugas de bancada e baixa rotação; 01 ultracentrífuga; 02 microcentífugas de bancada; 01 centrifuga de placa de bancada; 01 eletroporador; 01 máquina para produção de gelo; 01 purificador de água; 01 leitora de placas; 01 bombardeador de partículas; 01 extrator de amostras tipo Precellys; 01 autoclave; 06 computadores; 01 impressora a laser; 01 Botijão para nitrogênio líquido; 01 Balança de precisão; 02 Balanças digitais; 02 medidores de pH; 02 Liofilizadores; 02 Refratômetros e 01 Calorímetro.
 

Centro de Apoio a Pesquisa (CENAPESQ)

Além da estrutura laboratorial própria, os docentes e discentes do Programa têm acesso ao Centro de Apoio a Pesquisa da UFRPE (CENAPESQ), instalado principalmente com recursos do CT-Infra/Finep e do Pró-equipamentos/Capes, onde estão disponíveis equipamentos como Cromatografia líquida, Espectrômetro de massa Liofilizadores, microscópio eletrônico de varredura com microanálise acoplada, entre outros, que complementam a capacidade analítica para desenvolvimento de nossas dissertaçoes e teses.

O Programa também conta com o apoio de veículos para pesquisas em campo (Programa Pesquisa em Movimento), acesso ao Portal de periódicos da CAPES e COMUT (Biblioteca Central).

 

Biblioteca

O PPGF conta com Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SIB/UFRPE), UFPE e IPA, face ao intercâmbio existente entre essas instituições, além da Biblioteca Setorial, o que permite o acesso diferenciado de alunos e docentes do PPGF. As doações provenientes de universidades internacionais e de professores aposentados da UFRPE constituem importante acervo de livros e periódicos, conforme relação abaixo:
Acta Amazônica, Agronomy Journal, American Journal of Botany, Annual Review of Phytopathology, Annual Review of Genetics, Applied Biology, Bragantia, Canadian Journal of Genetics and Citology, Canadian Journal of Microbiology, Canadian Journal of Plant Pathology, Canadian Plant Disease Survey, Canadian Journal of Botany, Crop Protection, Crop Science, Fitopatologia Brasileira, Fruticultura Brasileira, Genetics, Horticultura Brasileira, Informe Agropecuário, International Journal of Phytopathology, Journal of Plant Pathology, Journal Stored Product Research, Molecular Plant-Microbe, Interactions, Mycologia, Mycological Research, Nematropica, O Biológico, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Phytoparasitica, Phytopathology, Plant Disease, Plant Pathology, Revisão Anual de Patologia de Plantas, Revista Ceres, Revista Científica, Revista de Agricultura, Science, Scientia Agricola. 

O SIB/UFRPE é constituído por uma biblioteca na sede administrativa e coordenação técnica, a Biblioteca Central Prof. Mário Coelho de Andrade Lima (BC), e uma Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade (BSMA), ambas localizadas no campus de Dois Irmãos, Recife. Ainda conta com três bibliotecas setoriais, a biblioteca da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (BS-UAST), a biblioteca da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (BS-UACSA) e a biblioteca de ensino médio e profissionalizante do Colégio Agrícola Dom Agostinho IKas (BS-CODAI), localizada em São Lourenço da Mata, totalizando 05 bibliotecas. Além do acervo geral contendo livros-técnicos, folhetos, periódicos, e multimídias voltados para Fitopatologia, a UFRPE também possui o sistema EBRARY, que disponibiliza mais de 100 mil títulos de livros, via eletrônica, sem limite de utilização. O SIB-UFRPE oferece um acervo de cerca de 230.000 volumes, mais de 2000 títulos de periódicos com sistema online de consulta e permutação de dissertações e teses com diversas Universidades no Brasil e no exterior, além de mais de 2000 vídeos, e 11.000 e-books nacionais. Em 2017 foi inaugurada uma biblioteca setorial de ciências exatas e da terra com alto nível de infraestrutura e atendimento. Além disso, a SIB-UFRPE ainda oferece o serviço de Comut, que permite o acesso à bibliografia científica nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações internacionais.

A Biblioteca Setorial do PPGF também é complementada com o acervo particular dos docentes do PPGF, tornando mais fácil a obtenção de bibliografias necessárias ao acompanhamento do curso. 

Além disso, deve-se destacar a utilização da rede internet, principalmente do Portal de Periódicos da CAPES por parte de discentes e docentes do PPGF, proporcionando o acesso a informações científicas atualizadas, assim como o intercâmbio com pesquisadores e professores de instituições nacionais e estrangeiras. No PPGF cada turma recebe treinamento sobre o uso do Portal de Periódicos da CAPES e da Biblioteca Central da UFRPE. Além disso, a Biblioteca Central disponibiliza um laboratório de acessibilidade, que oferece serviços como conversão de materiais para formato digital, ampliação de fontes, transcrição para braile, produção de áudio e outras soluções voltadas à inclusão e acessibilidade.